Parábola dos primeiros lugares
Parábola
dos primeiros lugares
“Ao anotar como os convidados escolhiam
os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola: Quando fores por alguém
convidado para um casamento, não te sentes no primeiro lugar; para não suceder
que seja por ele convidada uma pessoa mais considerada do que tu e, vindo o que
te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então irás envergonhado
ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último
lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais
para cima; então isto será para ti uma honra diante de todos os mais convivas.
Pois todo o que se exalta, será humilhado; mas todo o que se humilha, será
exaltado.” (Lucas, 14: 7-11)
Essa Parábola nos faz refletir sobre a
humildade como virtude necessária à evolução moral e espiritual, como componente
essencial à felicidade que faz oposição ao orgulho e à vaidade, sendo que a
humildade deve e pode ser exercitada.
Em todas as circunstâncias, Jesus põe a
humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os
vícios que dele afastam a criatura. A humildade é ato de submissão a Deus, ao
passo que o orgulho é a revolta contra ele.
O benfeitor esclarecido sabe operar com
humildade, sem exigências ou constrangimentos, garantindo, diante de qualquer
situação, a paz que cultiva nas bases do entendimento e da compreensão.
O “escolher o primeiro lugar” pode ter
vários sentidos: colocar-se em evidência; ofuscar os demais; exaltar o seu
conhecimento ou a sua posição social; satisfazer a vaidade; demonstrar o orgulho
e a superioridade; dentre outros.
O casamento, como em outras passagens
Evangélicas, representa a união dos seres humanos com o Criador. A cerimônia de
casamento representa o processo gradativo de auto iluminação do ser humano. O
convidado para um casamento é aquele que recebeu o convite para a evolução
moral e espiritual.
O
poder e a consideração de que um homem gozou na Terra não lhe dão supremacia no
mundo dos Espíritos, pois que os pequenos serão elevados e os grandes
rebaixados. A elevação e o rebaixamento estão relacionados a diferentes ordens
dos Espíritos, conforme os seus méritos.
O
maior da Terra pode pertencer à última categoria entre os Espíritos. Por outro
lado, o seu servo pode estar na primeira categoria. Jesus disse: “aquele que
se humilhar será exalçado e aquele que se exalçar será humilhado”. Assim, quem
foi grande na Terra, como Espírito, pode achar-se entre os de ordem inferior,
experimentando alguma humilhação devido ao orgulhoso e à inveja. O título da
Terra nada vale no plano espiritual.
O
Espírito Emmanuel, em “Boas maneiras”, no livro “Pão Nosso”, na psicografia de
Francisco Cândido Xavier, disse: “Não assaltes os lugares de evidência por
onde passares. E, quando te detiveres com os nossos irmãos em alguma parte, não
os ofusques com a exposição do quanto já tenhas conquistado nos domínios do
amor e da sabedoria. Se te encontras decidido a cooperar pelo bem dos outros,
apagate, de algum modo, a fim de que o próximo te possa compreender. Impondo
normas ou exibindo poder, nada conseguirás senão estabelecer mais fortes
perturbações”.
Em
“Ninguém é inútil”, o Espírito Emmanuel, na psicografia de Francisco Cândido
Xavier, discorre: “Para cumprir a missão que nos cabe, não são necessários
cargo diretivo, uma tribuna brilhante, um nome preclaro ou uma fortuna de
milhões. Basta estimemos a disciplina no lugar que nos é próprio, como o prazer
de servir”.
Cairbar
Schutel, em “Parábolas e Ensinos de Jesus”, ensina que “É costume dos
orgulhosos, que querem ostentar grandeza, ocupar na sociedade as posições mais
distintas; tornarem-se salientes, para atrair atenções.
Jesus, que costumava frequentar certas
reuniões em ocasiões que julgava próprias, para estudar o caráter e a
psicologia das gentes, antes de propor a seus discípulos a Parábola da Grande
Ceia, julgou de bom aviso ensinar-lhes que, mesmo como convivas desse ‘banquete
espiritual’, não deveriam pleitear os primeiros lugares, posições inadequadas
aos que devem observar estritamente a humildade, único meio de exaltação e de
conquista de mérito.
Nenhum valor tem para Jesus os que se
salientam pomposamente nos primeiros lugares e praticam todas as obras que
aparentemente são boas, para serem visto pelos homens; os que alargam seus
filactérios, alongam suas fímbrias, e gostam do primeiro lugar nos banquetes,
das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e de
serem chamados mestres.
O conviva da ‘grande ceia’ deve ser
sóbrio, modesto, prudente, recatado, cheio de boa vontade, laborioso, e, em vez
de se recostar comodamente no primeiro lugar que encontra vago em torno da mesa
do banquete, deve fazer-se como o servo que, depois de bem examinar as
iguarias, serve equitativamente aos convivas, segundo o paladar de cada um
deles. (...)
A
sentença do Mestre ‘O que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será
exaltado’, tem estrita aplicação a todos os que já receberam a Palavra de Jesus
em Espírito e Verdade.
Na
Parábola do Bom Servo está escrita a obrigação dos que desejam os ‘primeiros
lugares espirituais’. Não é por ocupar os ‘primeiros lugares na sociedade’ que
os obteremos. Ninguém pense galgar as eminências da glória, sem haver prestado
seus serviços à causa da Verdade, sem ter experimentado, para tal fim, provas
difíceis de vencer, sem haver triunfado nas lutas, sem ter vencido o mundo com
suas enganadoras miragens.
Os
primeiros lugares espirituais não são aqueles em que somos honrados, mas
aqueles em que nos colocamos para honrar; não são aqueles em que somos
servidos, mas os em que nos dão ensejo de servir. ‘O Filho do Homem não veio ao
mundo para ser servido, mas para servir’.”
Bibliografia:
BÍBLIA
SAGRADA.
EMMANUEL
(Espírito), na psicografia de Francisco Cândido Xavier; Saulo Cesar Ribeiro da
Silva (Coordenação). O Evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho
segundo Lucas. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira,
2016.
SCHUTEL,
Cairbar. Parábolas e Ensino de Jesus.
1ª Edição. Matão/SP: Gráfica da Casa Editora o Clarim, 1928.

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